domingo, 25 de abril de 2010

EnsinarX Não ensinar gramática: ainda cabe essa questão?

Comentário do artigo de Carlos Alberto Faraco

No artigo “Ensinar X Não ensinar gramática: ainda cabe essa questão? O autor Carlos Alberto Faraco discorre de forma eficiente e didática a história da gramática nas diferentes culturas.
Fica claro, pela exposição, que a construção das normas e padrões das línguas latinas, entre elas o Português, foi fortemente marcada pelo conservadorismo linguístico excessivo, uma busca pelo “ideal de língua fixado para o mundo itálico”, cultivando como norma uma língua distante no passado.
Entende-se, com essa retrospectiva história realizada pelo autor, algumas práticas voltadas para a descrição da língua de forma isolada e fora de seu contexto de produção.
Após realizar uma interessante contextualização histórica o autor defende a necessidade de rever-se o ensino da gramática. Defende, não que esse ensino seja abolido das salas de aula mas sim, que ofereçamos aos alunos, através do ensino, “a oportunidade de que se familiarizem com práticas orais/escritas, relevantes para sua efetiva inserção sociocultural”.
Dessa forma, a pergunta do título não pode ser respondida apenas com um sim ou não, mas com ambos: sim, devemos ensinar gramática aquela que permita o desenvolvimento da capacidade lingüística dos alunos, aquela que os instrumentalize para comunicarem-se de forma eficiente e eficaz e não, não ensinar nem a “gramatiquice”, nem o “normativismo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário