domingo, 14 de março de 2010

CINCO HABILIDADES DE LEITURA

Seguem abaixo as cinco perguntas para a reportagem: "No rush, carro é tão veloz quanto galinha"

1- Recuperação da Informação:

Que informação a Companhia de Engenharia de Tráfico (CET) dá para a queda da velocidade dos carros ser mais acentuada no período da tarde?

2- Formação de uma compreensão ampla e geral:

Imagine que a reportagem que você leu será veiculada no telejornal local. Sublinhe as informações mais importantes e, a partir delas, escreva, no máximo dois parágrafos que serão lidos pelo apresentador do telejornal.
3- Desenvolvimento de uma interpretação:
A CET afirma que as explicações para a diminuição da velocidade dos carros no horário do rush são: as interdições no trânsito, a elevação de 20% nas interferências como a quebra de carros e cminhões e o aumento no volume de chuva, no entanto, no 7º parágrafo a explicação dada é a expansão da frota, ou seja o aumento de carros na cidade.
Por que você acha que existem essas diferentes explicações para o mesmo problema? Por que razão a CET não menciona o aumento da frota de carros em suas justificativas?
4- Reflexão e avaliação do contexto do texto
O problema do trânsito é realmente muito sério nas grandes cidades do mundo. Algumas cidades tomaram providências para diminuir esse problema. Em Londres é cobrado um pedágio na região central. Em Paris ampliou-se as faixas exclusivas para o transporte coletivo e na Cidade do México há rodízio dia sim, dia não, de acordo com a placa e durante todo o dia.
Se você pudesse sugerir alguma medida para diminuir o problema da lentidão do trânsito na cidade de São Paulo, na hora do rush, que medida sugeriria?
5- Reflexão e avaliação da forma do texto
Observe as ilustrações utilizadas para indicar as velocidades em 2005 e em 2009 no gráfico de linha no final da reportagem. Qual a intenção do ilustrador ao utilizar esse tipo de ilustração? Que outros recursos poderia ter usado para tornar a informação ainda mais clara?

Nenhum comentário:

Postar um comentário